quarta-feira, 3 de junho de 2015

Eureka!

Ontem chegou a encomenda dos materiais que estavam em falta para a nossa experiência de alquimia em busca da libertação química dos nossos produtos de higiene. Embora não tenha sido um dos objetivos iniciais do nosso projeto, acabou por se tornar parte do mesmo.

Ao princípio não tínhamos bem a noção de ter tão elevado nível de alquimia, senti até alguns nervos, mas afinal não era tão complicado como poderia parecer - embora tenha sido efetivamente trabalhoso. Contei com a ajuda do PenaMan, o que não estava muito à espera inicialmente, mas que adorei. Ele estava muito cansado, mas muito entusiasmado também.

Senti durante este processo uma nesga de hipocrisia algumas vezes: para se ter todos os produtos necessários à produção dos produtos, houve a dificuldade geográfica de não encontra-los e ter de mandá-los vir, o que implicou obviamente custos, mas sobretudo embalagens e saquinhos e papelinhos... E as embalagens são muitas e pequenas, o que também implica desperdício anafado de recursos.

Começámos pela espuma de barbear: o PenaMan está um pouco saturado de deitar latinhas fora. O que estivemos a produzir será depois aplicado com um pincel, à moda antiga. Eu li receita, indiquei quantidades e procedimentos e ele foi o operacional do processo.

Sujámos utensílios com fartura, mas em suma gostámos da experiência e ficámos com um cheirinho maravilhoso na cozinha, que ainda durava esta manhã. Agora esperamos 24 horas para ver o resultado e um mês para poder começar a utilizar, uma vez que a soda caustica tem de se neutralizar no produto. Certamente as viagens de avião vão ser bem mais simpáticas com um sabonete da barba do que com a latinha do costume...

Próximo passo: champoo em sabonete. Mas entrámos em rutura de stock de alguns materiais... E estávamos cansados, ou não tivéssemos ido antes à praia. Ainda somos muito bâmbis neste processo, tenho imensas dúvidas acerca dos óleos e dos químicos, mas acredito que acabará por se tornar algo bastante interessante a longo prazo. Por agora, estamos tão só no principio.

Sem comentários:

Enviar um comentário