quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Empreita

Como andam por estes dias as minhas lides da empreita?

Palma natural: o meu padrinho, algarvio de gema e filho de mãe que fazia empreita, quando eu lhe disse que fazia empreita disse que ia apanhar palma para mim. Ouviram-se logo as vozes femininas "não acredites nisso? ele?" blá, blá, blá. Mas não é que no outro dia tinha três lindos molhes de palma pronta a usar oferecidos por ele? Foi só humedecer! De todas as prendas que os meus padrinhos me deram nestes anos da vida (nunca sabiam o que haviam de dar, mas sempre me deram coisas que ainda hoje tenho! Ou recordo com gosto), esta foi sem dúvida muito especial. É diferente de trabalhar da palma enxofrada, obviamente, mas gostei muito.

Coser a empreita: é vergonhoso... mas digo-o aqui - consegui coser 3 cestas de palma ao contrário. Irra! Desmontei uma e fiz porta-chaves da trança, porque obviamente estava danificada. Desmanchei outra e fiz um abanador e depois do debrum ficou bonitinho na parte danificada. Tenho outra para desmanchar. Mas pus na cabeça que tinha de saber coser. Para quê fazer trança de empreita se depois não fizesse o produto final? E assim, num Domingo, comecei a coser e arranjei a mnemónica para não voltar a errar. Porque infelizmente só no final eu noto que está mal cosido, quando vou fazer o debrum (embora agora acho que já consigo ver a diferença). Aconteceu logo na primeira cesta que cosi. Mas agora acho que já ultrapassei isto!

Apanha de palma: fui com o meu pai e algumas das mais pequenas da família apanhar palma. Fiquei um bocado estupefacta quando as meninas disseram que queriam ir, uma vez que elas nem sabiam o que era - só sabiam que era no campo. Afastámo-nos um bocado da aldeia onde os meus pais moram a lá tinha umas lindas palmeiras anãs. E depois o meu pai fez as lides de uma forma tão própria dele!
Lá viemos os 4 carregadinhos de palma, que ficou a secar em casa dos meus pais. Este inverno não devo precisar de comprar palma, com a que tenho ainda e com mais este carregamento.

Em suma, a prática faz de facto a diferença e já faço uma baracinha bonita e forte, já coso melhor e os remates estão no bom caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário