segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Via Algarviana

Esta foi uma descoberta espetacular de um trabalho espetacularmente bem feito!

Com as prendas de Natal não eletrónicas, cada um dos miúdos recebeu uma bicicleta, à exceção da Peninha que recebeu uma cadeira para andar de bicicleta e um capacete. No ano passado os mais crescidos receberam os equipamentos de proteção, este Natal receberam o motivo para os usarem mais amiúde. O mais velho adorou a sua única prenda de Natal que foi a sua primeira bicicleta com mudanças! O PenaMan já tem bicicleta, onde se instalou a cadeirinha da Peninha. Eu sou a única sem bicicleta: quando me mudei de Lisboa para cá deixei a bicicleta para que a levassem, pois era difícil de transportar e estava a precisar de manutenção. Assim, para andar de bicicleta alugo uma na loja ao lado de casa. Na verdade nós só temos uma drogaria, um café, uma loja de loiças sanitárias, uma reparadora de vidros automóveis, uma loja de artesanato e a loja de bicicletas perto de nós.

Desta vez alugámos com cadeirinha também, pois a pequena do meio não se aguenta ainda em grandes pedaladas e lá fomos os dois a pedalar cada um com a sua donzela e o mais velho orgulhosamente na sua bicicleta.

Mas porque não dá para por tanta bicicleta e cadeirinhas e pessoas na nossa carrinha, e porque a loja das bicicletas fecha ao fim-de-semana e assim não podíamos alugar bicicletas, acabámos por optar por um passeio a pé no campo: a Fonte da Benémola. Neste dia correu menos bem porque a chuva fez-nos terminar o dia mais cedo e também não demos a importância devida à sinalização. Mas dois dias depois incluímos a avó e fomos à Rocha da Pena, onde há já muito queríamos ir, pela história da mesma. E lá fomos. Ficámos surpreendidos com a boa marcação do percurso ou tecnicamente falando a PR: Pequena Rota. A sinalização era fácil de entender e estava em sítios onde se via bem e em bom estado de conservação, sem lixo algum. Todos adorámos!

Quando chegámos a casa fomos investigar esta tal Via Algarviana, de que já tínhamos ouvido falar (o meu irmão faz há algum tempo trilhos da Grande Rota). No site da Câmara Municipal de Loulé conseguimos fazer download dos PDFs dos trilhos do concelho pedestres e de BTT. Assim, escolhemos uma PR para o dia a seguir, mas uma das pequenas, porque os pequenotes não conseguem fazer muitos quilómetros.

Temos agendadas mais PR para breve a 3 e quem sabe por um destes dias vamos à GR! Mas recomendamos vivamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário