sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Ups!... Não reparei...

Ontem a Peninha decidiu sair de casa com o imenso balão em forma de Mickey (mais conhecido por Kikey cá pelo galinheiro) de manhã quando fomos para a escola. Enfiei os dois no banco de trás, ela a segurá-lo para ele não fugir. Discutiram os dois pelo caminho, como sempre discutem: ela quer que ele se chegue a ela, mas ele apesar daquelas orelhas enormes faz-se moco e não move uma palha. Ela tenta agarrá-lo, mas ele está longe, mais precisamente a preencher toda a área do espelho retrovisor do carro, a olhar para mim com aquele sorriso e aquele olhar. Eu tento empurra-lo mas estes bracinhos não o apanham nem sequer lhe tocam. E ela grita, urra, chora e depois recompõe-se e volta a insistir e ele... nada! Foi quando ela me pediu a chupeta... E eu... E eu ia-lhe dar, palavra que ia, mas reparei que no habitual rebuliço matinal de saída do galinheiro... a chupeta não tinha vindo. E até poderia estar o saco castanho no carro, aquele que a acompanha sempre que sai, mas ontem não era dia de ir jantar a casa da avó, pelo que também não estava.

Cresceu em mim um misto de vontade de culpá-la a ela e depois a mim (e como sempre ao PenaMan)... tive pena da educadora... mas enchi o peito de ar e enquanto o meu cérebro me forçava a mentir, a minha boca disse a verdade: não veio, não reparei e não tenho nenhuma no carro... Ninguém dramatizou a situação na escola, só mesmo eu.

Ao fim do dia, quando a fui buscar, no caminho olhei pelo retrovisor e vi aquelas orelhinhas espetadas, aquele olhar e aquela boca arqueada e pensei que quando chegasse à escola ela estivesse irada com o mundo. Com o mundo inteiro! Mas não estava.

Confessou-me outra auxiliar, que não a da sala dela, que não sabia, mas que no dia anterior tinha ouvido na hora da sesta sua educadora a queixar-se de que "és a única que usa chupeta ainda para dormir, não pode ser" e ontem não tinha ouvido nada...

À noite ainda pensámos continuar a aplicar o plano do esqueci-me e não reparei, mas quando foi para a cama interrompemos o plano até hoje à chegada à escola, por serem dias que vão fugir da rotina e vão ser atípicos.

Já tirei o Mickey do carro... quanto à chupeta, hoje reforcei a dose no carro, mas não ficou nenhuma na escola, embora me tenha lembrado e reparado bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário