segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A horta biológica

Foi um fim-de-semana muito intenso neste nosso novo projecto.
Começámos por ir à nossa vizinha Horta Biológica Espírito da Terra e foi uma experiência fantástica. O acolhimento pelos proprietários foi muito simpático. A Peninha andou a ver os animais todos que por lá estão e que não são poucos: galinhas da Índia e Fracas, porquinhos da Índia, coelhos, um javali cruzado com porco vietnamita, um burro, uma cabra anã e cães. Fomos até junto da ribeira que ali passa e vimos a casa da árvore e toda a plantação em mandalas. Quem passa ali ao lado na estrada não imagina o tamanho da Horta. Depois trocámos algumas palavras com o proprietário, o Luís, e esperamos em breve começar a adquirir o nosso cabaz semana de agricultura biológica.

Ao princípio pode não fazer muito sentido a quantidade de 4-5-6 kg do cabaz, composto por 1 a 3 unidades de vegetal ou fruta da época. Mas a verdade é que é semanal e se for mais acaba por ser demais. Trocámos umas impressões com o Luís sobre este nosso projecto.

Depois fomos até à Reserva Agrícola de Vilamoura, onde há muitas ovelhas.
Ficámos a saber que o lagar do azeite é em São Brás de Alportel (Vilarinhos), onde iremos um destes dias. Ficámos a saber que já não se vende leite de vaca nas quintas. Descobrimos muita lenha de pinheiro por apanhar na Reserva Agrícola de Vilamoura. Adicionámos ao projecto criar Galinhas Fracas, porque consta que a carne é maravilhosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário