quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ouro de beber

Era algo que já queríamos antes desta "mania" de ser saudável e sustentável e, já agora, económico. Azeite bom! Já conhecíamos um lagar em São Brás de Alportel e queríamos lá ir. A conversa começou em Janeiro e foi-se arrastando... Ficámos de ir um fim-de-semana, e depois outro, e depois outro. Ligámos para saber o preço do azeite e ficámos a saber que já têm página na internet e fazem entregas. Mas como sempre, o valor da entrega era muito pouco compensador...

E nós estávamos numa de ir ao lagar. Num Sábado, metemo-nos os 3 no carro com 2 avós e lá fomos.
Os senhores foram muito muito simpáticos e até tivemos direito a uma visita para ver a maquinaria, o alambique da aguardente, a parte de embalagem e o processo de fabrico pré-mecanização. Tudo muito bem explicado e com direito a perguntas e respostas. Até a Peninha gostou!

Quando fomos pagar, afinal o preço já não era o mesmo. E ficámos a saber que segunda-feira ia aumentar. Isto porque a época do azeite não é todo o ano. Vínhamos completamente formatados pelo supermercado! A época do azeite é em Outubro: é quando há mais e é mais barato. Depois consoante o ano tenha sido mais ou menos seco e haja menos ou mais azeitona e a própria azeitona seja mais ou menos cheia, influencia também o preço final.

Trouxemos o nosso garrafão que esperamos que dê até meados de Outubro e uma das avós também trouxe um garrafão. Para utilizar, em vez do garrafão temos uma garrafinha de molhos, tipo chef, que vamos enchendo. O preço saiu ao preço de um bom azeite e é óptimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário