sexta-feira, 10 de abril de 2015

Análise de resolução de ano novo

Bem que me tenho esforçado a procurar na Internet projectos do tipo daquele a que nos comprometemos no início do ano, mas a verdade é que não há nada parecido (que eu tenha encontrado).

Há muita coisa na área da reciclagem e reutilização de lixo doméstico, mas isso pressupõe fazer lixo e comprar esse mesmo lixo, que no fundo é o que evitamos.

Não sei em que ponto de situação fiquei na última vez, mas as conclusões a que chegámos ao momento são:
- já usamos guardanapos de pano quando estamos apenas os 3 em casa: com visitas é complicado, porque as pessoas não estão habituadas e não gostam e este era um dos pressupostos que tínhamos aplicado logo desde o princípio em relação aos guardanapos de pano - em caso de visitas não aplicar.

- cápsulas de café reutilizáveis: dão algum trabalho, pois tem de se tirar o café utilizado, passar por água e voltar a encher e o café é bastante diferente da tradicional bica. Estou tentada a experimentar uma daquelas clássicas máquinas de saco.
Por curiosidade, li no outro dia um artigo num jornal nacional em que o inventor das cápsulas informava que nunca pensou que fosse funcionar o conceito, por ser caro. Aliás, atendendo ao lixo que faz, se pudesse voltar atrás não teria desenvolvido o conceito.

- a horta continua em grande produção

- continuamos a produzir os nossos iogurtes e inclusivamente já estamos a fazer alguns produtos semelhantes

- acabámos com os garrafões de água em casa. A água da nossa casa não é adequada a consumo, serve apenas para banhos e lavagens, o que significa que até a sopa tem de levar água do garrafão. Eram demasiados garrafões por semana. Assim, temos uma máquina de água daquelas dos garrafões de 18.9l que são depois reenchidos. Negociámos o preço de forma a que a água ficou ao custo da que adquiríamos no supermercado, que apenas posso indicar que não era marca branca. Pagamos um valor mínimo de aluguer da máquina e obviamente que não temos os habituais copos de plástico que acompanham essas máquinas. São entregues em casa, o que também é ecológico.

- apenas compramos detergente de loiça e roupa, todas as restantes limpezas são feitas com vinagre de limpeza. É um vinagre próprio e a um preço apetecível que serve para limpar todas as divisões da casa e que tem óptimos resultados - aliás, usamos como abrilhantador na máquina da loiça e como amaciador e anti calcário na máquina da roupa.

- Quinta Colha Você Mesmo Espírito da Terra: era muito caro para tão pouca quantidade. optámos por ir todos os Sábados ao Mercado a Loulé. Confesso que é um sítio que gosto e que já me habituei e até já temos um talho eleito por lá.

- Sacos de plástico: já nem nos lembramos o que isso é. Nem nas férias os usamos! E para o lixo compramos sacos de lixo.


e assim vai esta resolução, da qual tenho algum orgulho por estes dias :) mas que não ficará por aqui de certeza

Sem comentários:

Enviar um comentário