quarta-feira, 9 de março de 2016

Crescer que nem Cogumelos

Havia já muito tempo que queria fazer a experiência doméstica da caixa de cogumelos que se pulveriza com água duas vezes por dia e crescem cogumelos para comer. Já tinha acompanhado nas redes sociais os cogumelos das minhas amigas e os seus cozinhados consequentes, mas ainda não tinha surgido a minha vez.
Estive perto da experiência quando mandei vir, dentro do mesmo conceito, mas para plantar na horta. A verdade é que não correu bem e por isso adiámos a experiência. É que as caixinhas da cozinha eram um pouco caras, ou não fosse ser um conceito na moda e gourmet!

Em Janeiro passado, apresentou-se a dificuldade de ter de comprar uma prenda de aniversário para uma das crianças da família. Era um problema com muitas vertentes: não sabíamos qual dos dois miúdos era o aniversariante, não convivemos tanto com eles que saibamos o que querem, o que têm e o que gostam (e respetivos não querem, não têm e não gostam), não queríamos gastar muito dinheiro, queríamos que fosse minimamente personalizado (oposto a um cheque oferta qualquer), queríamos que fosse algo com utilidade e sem futilidade e queríamos dar algo original e que não corrêssemos o risco de alguém oferecer o mesmo.

Andava aqui à espera que a internet me desse a resposta e apareceu-me uma promoção da Cogus Box. Pensei na simplicidade das pessoas que são, com gostos pela culinária doméstica, mandei vir e rezei que corresse bem. Depois de chegar cheguei a pensar que o miúdo não ia achar piada - era uma caixa de papelão com quase 2 kg cheia de terra lá dentro. Afinal era o miúdo mais novo e ficou excitadíssimo! Pensei que fosse demorar muito tempo a crescer e que ele não ia ligar nenhuma áquilo.

A verdade é que acabou por ser um elo de contacto entre família, havendo envio de fotos do cogumelo que tanto orgulhou os seus produtores e consequentes cozinheiros!

Depois tive de obviamente mandar vir lá para casa uma caixa. Fiquei eu encarregue de pulverizar a dita, para não se correr o risco de regas duplas ou nulas. A experiência desenvolveu-se numa altura em que tivemos bastante movimento em casa e por isso foi muito engraçado, porque via-se o crescimento praticamente a olho nu e todos se divertiam. A diferença ao longo do dia na segunda semana é notória. Chegou o dia de apanhar os cogumelos e decidimos que seriam acompanhados com massa caseira. Adorámos: muito saborosos, um sabor muito fresco. E a Peninha maravilhada com tal facto também.

A mesma caixa deu 3 colheitas e já temos uma nova caixa a encetar em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário